A zona rural é, basicamente, o espaço do campo. É na zona rural onde as atividades produtivas primárias acontecem: a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal e mineral, e também a caça e a pesca, por exemplo.

A vida na zona rural é diferente da vida na zona urbana, especialmente pelo tipo de atividade que acontece em cada uma delas. No entanto, as duas são amplamente inter-relacionadas, o que significa que uma depende da outra para existir.

Compreender o que é a zona rural é uma possibilidade de conhecer a organização deste espaço e como suas dinâmicas refletem na sociedade.

O que é zona rural?

Como zona rural entende-se uma representação de um modo de vida comum do campo. Normalmente uma paisagem rural reflete o tipo de atividade que se desenvolve neste ambiente, como a plantação, a criação de animais, o cuidado com a terra e os rios, a delimitação das propriedades com cercas, a permanência de porções de mata etc.

Em primeiro lugar, não há uma clara divisão entre a zona rural e a zona urbana, porque o campo está cada vez mais modernizado.

No entanto, as atividades e a paisagem destes dois espaços são diferentes, por isso, costuma-se considerar que quando acaba o modo de vida urbano, começa o modo de vida rural.

A zona rural é bastante diversificada. Algumas propriedades nela são bastante grandes, com uso de modernos recursos para plantação e criação de animais.

Outras propriedades são pequenas, geralmente mantidas por famílias. Nestas há maior diversificação de atividades e uso de recursos mais simples na produção.

Características da zona rural

Os aspectos que definem uma zona rural são:

Espaço não urbanizado: a zona rural é facilmente detectada, pois não preserva os aspectos das cidades, como aglomerados de casas e prédios, muitas pessoas transitando, indústrias, comércios, estabelecimentos diversos.

Atividades próprias: agricultura, pecuária, extrativismo e turismo rural são algumas das coisas que são feitas no campo.

Paisagem: na zona rural predominam as plantações, árvores em maior quantidade, estradas de terra, rios e propriedades maiores do que nas cidades.

Tempo marcado pela luz solar: o período de trabalho no campo é feito em sua maior parte enquanto tem sol. Quando anoitece, as pessoas se recolhem em suas casas, pois na lavoura ou junto aos animais não há muito o que ser feito.

Atividades na zona rural e urbana

Tanto a zona rural quanto a zona urbana são produtos das atividades humanas sobre o meio ao longo do tempo. Os dois espaços sofreram várias mudanças conforme a sociedade se desenvolvia cientificamente e tecnologicamente.

Apesar das transformações na sociedade, a zona rural e a zona urbana apresentam diferenças significativas.

Alguns exemplos são as atividades desenvolvidas em cada uma das áreas. Veja:

Rural: agricultura, criação de animais, pecuária, extrativismo, caça, pesca; colaboração entre vizinhos para os ciclos do cultivo ou abate de animais; festividades que envolvem os moradores da mesma região agrícola etc. As atividades são feitas conforme o tempo no dia (chuva, seca, alta temperatura, geada). A incidência de luz solar é o período de maior aproveitamento no campo e boa parte do que se consome é feito na própria propriedade.

Urbano: trabalho em indústrias, comércio, escritórios. Deslocamento através de sistemas de transporte coletivo ou carros. Muitos trabalhadores e estudantes passam o dia longe casa, almoçam fora. As atividades são pautadas nas horas do relógio e é normal cumprir horários. Não se produz o próprio alimento e há um maior isolamento social, sobretudo nas grandes cidades.

A importância da zona rural para a zona urbana

A zona rural é o ambiente no qual são produzidos os alimentos que são vendidos nos supermercados, como frutas, legumes, verduras, carne, ovos, leite e seus derivados.

Assim como a zona urbana depende da zona rural, o campo também depende da cidade. Isso porque os moradores do campo não conseguem produzir tudo o que consomem, de modo que precisam comprar na cidade produtos de limpeza, higiene, móveis, roupas, material de livraria, entre outros.


Fonte: www.estudopratico.com.br