O turismo responsável é uma abordagem consciente que deve ser aplicada durante a prática de outros tipos de turismo, e não um tipo de turismo em si, como o turismo gastronômico ou o turismo histórico.
Em 2002, durante a Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, esse conceito foi estabelecido e formalizado, por assim dizer.
Mais especificamente, a conceitualização levou em consideração os impactos sociais, culturais e ambientais envolvidos nas atividades turísticas, sejam elas quais forem.
Para praticar um turismo responsável o turista deve, por exemplo, consumir os serviços de empresas que respeitam o meio ambiente e as comunidades locais, que promovem uma interação respeitosa entre visitantes e comunidades, o respeito pela cultura e tradições locais, a preservação do patrimônio natural e cultural, etc.
Por outro lado, empresas que querem realizar um turismo responsável devem se atentar a esses deveres e atuar na conscientização dos seus clientes.
E não estamos falando apenas de agências ou outros estabelecimentos que promovem viagens, mas de todo e qualquer negócio posicionado no setor turístico.
Por fim, é correto afirmar que, para ser considerada responsável, a prática turística deve fomentar o crescimento econômico e social do destino turístico, em paralelo com a satisfação dos visitantes.
Os objetivos dessa prática
No tópico anterior já demos algumas pistas sobre alguns objetivos do turismo responsável, mas a lista abaixo é ainda ampla:
Minimizar os impactos negativos do turismo no meio ambiente e nas comunidades locais;
Preservar e proteger o patrimônio natural e cultural
Promover a sustentabilidade econômica e social das comunidades locais;
Proporcionar uma experiência turística autêntica e respeitosa da cultura e tradições locais;
Promover o turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável;
Estimular a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas
Fomentar práticas de turismo sustentável entre empresas e turistas;
Contribuir para um turismo mais justo e inclusivo, respeitando os direitos humanos e a diversidade cultural.
Vale ressaltar que essa lista traz apenas um resumo de tudo que envolve o turismo responsável. De qualquer forma, esses pilares conceituais guiam a prática ao redor do mundo.
As diferenças entre turismo responsável e turismo sustentável
Como você talvez já tenha percebido, o turismo responsável e o turismo sustentável são conceitos inter-relacionados, mas com diferenças importantes.
O turismo responsável é mais centrado nas ações dos indivíduos e empresas em relação aos impactos sociais, culturais e ambientais do turismo.
Enquanto isso, o turismo sustentável enfatiza uma abordagem holística para a sustentabilidade no turismo, considerando a dimensão econômica, social e ambiental.
Por outro lado, podemos dizer que o turismo sustentável tem um objetivo mais amplo e de longo prazo, enquanto o turismo responsável se concentra nas ações imediatas que podem ser tomadas para atingir esse objetivo.
Para resumir, a sustentabilidade no turismo é o objetivo, enquanto a prática do turismo responsável é um meio pelo qual se pode alcançar essa sustentabilidade com o passar do tempo.
Qual a importância do turismo responsável?
A importância de se praticar um turismo responsável reside na contribuição gerada para a preservação do patrimônio natural e cultural, bem como a sustentabilidade econômica e social das comunidades locais.
Além disso, a implantação desse conceito estimula a conservação da biodiversidade e promove um turismo mais justo e inclusivo, respeitando os direitos humanos e a diversidade cultural.
Ademais, o turismo responsável pode ajudar a melhorar a imagem do turismo como um todo, aumentando a satisfação dos turistas e, em última análise, contribuindo para o aquecimento do setor turístico.
Fonte: www.paytour.com.br