A imagem de São Pedro revela sua trajetória de vida. Tanto as roupas quanto as cores e os objetos que ele segura contam um pouco da vida deste santo chamado por Jesus para ser o símbolo da unidade da Igreja e da autoridade de Cristo na terra.
A postura de São Pedro
A postura física de São Pedro na maioria das imagens representa-o olhando para o céu. Este é o primeiro símbolo claro de que sua missão na terra: a de conduzir a Igreja para o céu. Esta é a missão do Apóstolo Pedro. Esta missão continua através de todos os Papas, seus sucessores legítimos.
O manto azul de São Pedro
O manto azul de São Pedro que representa a glória de Deus, o céu onde ele está, depois de ter cumprido sua missão de pai e pastor da Igreja neste mundo.
A túnica vermelha de São Pedro
A túnica vermelha de São Pedro representa o seu martírio e sofrimento por causa da fé em Jesus Cristo. Por causa desta fé, ele foi preso e torturado várias vezes. Numa delas, foi libertado das correntes por um anjo do Senhor. Em Roma, exercendo a liderança da Igreja, foi preso e condenado à morte de cruz como Jesus Cristo. Ele, porém, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, dizendo que não merecia a glória de morrer como Jesus, seu Mestre. Ele foi morto ao lado de onde é hoje o Vaticano e seus restos mortais estão na Igreja de São Pedro.
As chaves na mão de São Pedro
As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu'. (Mateus 16, 19) Esta 'autoridade de São Pedro' é exercida não pelo poder, mas sim pelo ensinamento, pela doutrina da Igreja, pela qual ele é responsável e pelos dogmas de fé, que somente os Papas tem a autoridade para proclamar e guarda-los das heresias e dos desvios
A chave bronze
Marrom, em primeiro plano na mão de São Pedro, representa a autoridade que ele tem sobre a Igreja terrena. O marrom é a cor da terra, da humildade. Esta chave está em primeiro plano porque a Igreja terrena é a que nós vemos e construímos com nossas vidas no presente.
A chave prata
Ou de cristal na mão de São Pedro representa a chave do Reino dos Céus. Ela está mais oculta, em segundo plano, simbolizando que o céu é uma meta que ainda não alcançamos, mas que devemos alcançar.
Igreja Matriz de Mirassol
Fonte: Cruz Terra Santa