Após 18 meses fechado, o Zoobotânico municipal reabre com visitas agendadas de terça a domingo, tanto para o público em geral, quanto para excursões escolares, em São José do Rio Preto (SP). Os agendamentos já podem ser feitos pelo site.
Segundo a prefeitura, a visita terá duração de até duas horas para percorrer as três trilhas temáticas: onça-pintada, tamanduá-bandeira e lobo-guará. As visitas começam no dia 5 de novembro, em três horários disponíveis para o público geral: 9h, 11h, 13h e 15h.
Cada pessoa física poderá reservar até cinco ingressos por visita, ou seja, o seu próprio e para mais quatro pessoas. Se forem necessários mais ingressos para a mesma família, por exemplo, outra pessoa física deverá obter o cadastro e fazer as reservas necessárias.
Para ter acesso ao agendamento é necessário ter cadastro prévio no Portal Cidadão ou Portal do Governo Federal. O agendamento online é obrigatório e a tolerância para entrada no Zoobotânico no dia da visitação é de 15 minutos.
Nesta caminhada, com acompanhamento de monitores, será possível conhecer o trabalho de conservação dos animais, das plantas nativas e exóticas, além de informações e curiosidades.
Os horários de entrada e saída devem ser respeitados. Menores deverão estar acompanhados de pais e/ou responsáveis. As datas para agendamento são liberadas sempre com 15 dias de antecedência.
As escolas e demais instituições devem realizar um pré-agendamento por meio do site, informando a data e horário (manhã ou tarde) pretendidos. Após o pré-agendamento, aguardar o contato da administração do Zoobotânico, por email, com a confirmação ou reagendamento caso a data e horário não estejam disponíveis.
As visitas de excursões acontecem de terça a sexta, em dois horários: manhã, com início às 9h e à tarde, com início às 14h. A quantidade de visitantes por grupo deve ser:
Até 40 visitantes, por turma, para excursões com crianças a partir de 7 anos, adolescentes, adultos e idosos. Estas excursões deverão trazer dois adultos professores/responsáveis, maiores de idade como acompanhantes;
Até 20 visitantes, por turma, para excursões com crianças que tenham menos de 7 anos de idade. Para estas turmas é necessário o acompanhamento de um adulto (professor/monitor) para cada 5 crianças.
Fonte: www.g1.globo.com