Previsto em lei desde 2012, o Dia Nacional do Turismo é celebrado em 8 de maio, esta quarta-feira, e faz referência à passagem de Santos Dumont - considerado o "pai da aviação" - por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Encantado após conhecer as Cataratas do Iguaçu, ele viajou à cavalo durante seis dias e até a sede do governo estadual. Em 8 de maio de 1916, segundo projeto de lei que instituiu a data, o aviador pediu que o local fosse público. Na época, a área próxima às quedas pertencia a um uruguaio.
A visita ao Paraná não foi planejada. O mineiro voltava de Buenos Aires e estava de passagem por Porto Aguirre, no estado argentino de Missiones, na fronteira com o Brasil, onde atracavam os vapores chegados de Posadas.
Foi quando Frederico Engel, dono do primeiro hotel de Foz do Iguaçu, organizou uma comitiva para convidar Dumont a conhecer as Cataratas do Iguaçu, que eram chamadas de Saltos de Santa Maria. O encontro foi alinhado com o então prefeito da cidade, coronel Jorge Schimmelpfeng.
Em 28 de julho de 1916, menos de três meses após encontro, o então presidente do Paraná Affonso Alves de Camargo publicou um decreto estadual para desapropriar as terras junto às quedas e declarou que na área de utilidade pública seria criado um parque.
Em 1939, foi criado oficialmente o Parque Nacional do Iguaçu. Atualmente, o local abriga uma estátua de Dumont próxima às quedas. Em 2023, em homenagem aos 150 anos do aviador, o local recebeu uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Fonte: www.g1.globo.com