O projeto do Aeroporto Internacional de Olímpia deu mais um passo importante rumo à sua concretização. A futura unidade, que será administrada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), já conta com CNPJ e CEP registrados, o que reforça os avanços da implantação do terminal que promete impulsionar o turismo e o desenvolvimento regional.

Durante visita ao prefeito Geninho Zuliani, o deputado federal Fernando Marangoni, membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, anunciou o registro do CNPJ 00.352.294/0220-09, com nome fantasia “Aeroporto de Olímpia”, formalizado no último dia 21 de março de 2025.

“Quero agradecer ao deputado Marangoni, que tem feito um trabalho em Brasília para garantir a implantação do nosso aeroporto. A gente precisa monitorar, para não deixar o assunto esfriar, e é isso que tem sido feito. Em breve, teremos nosso aeroporto em pleno funcionamento”, afirmou o prefeito Geninho.

Por sua vez, Marangoni reforçou o empenho pela concretização do projeto: “Faço parte da Comissão de Viação e Transportes para garantir que o Aeroporto de Olímpia saia do papel. É uma cidade potência no Estado de São Paulo e no Brasil”.

Além do CNPJ, os Correios também já atribuíram o CEP 15403-899 ao local, identificado como Estrada Municipal OLP 382, bairro Aeroporto, onde será implantado o terminal.

Estrutura e impacto

O Aeroporto será construído em uma área de 200 hectares, localizada a 20 km de Olímpia (SP), com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand, Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e Vicinal Natal Breda.

A pista terá inicialmente 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, com possibilidade futura de expansão para 2.500 metros. A estrutura foi projetada para atender até 1 milhão de passageiros por ano, incluindo grandes aeronaves de carga, com pátio de manobra para até seis aeronaves tipo Boeing ou Airbus simultaneamente.

O investimento inicial previsto é de R$ 500 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e será fundamental para garantir uma infraestrutura moderna, segura e eficiente.

Em outubro de 2024, o Ministério de Portos e Aeroportos publicou portaria que federalizou o aeroporto, transferindo à Infraero a responsabilidade total pela implantação, operação e administração do empreendimento.

A expectativa é que as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2025, representando um salto estratégico para a economia da região e ampliando as conexões de Olímpia com o Brasil e o mundo.


Fonte: regional24horas.com.br