Um dos dias mais representativos para o agronegócio brasileiro chegou! Estamos falando do dia do agricultor, comemorado hoje, dia 28 de julho.

A data, instituída em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, foi criada para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, pelo imperador D. Pedro II. Desde então, muita coisa mudou e para melhor.

Hoje a agricultura que conhecemos é muito mais tecnológica, produtiva e eficiente a ponto de fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, desde o café preto ao acordar até o chazinho antes de dormir.

E o grande responsável por conduzir essa agricultura é o agricultor, que, mesmo diante de muitas dificuldades e desafios, produz o alimento que chega na mesa de cada cidadão do Brasil.

História do Dia do Agricultor

Em 28 de julho de 1860, o até então imperador do Brasil, Dom Pedro II, criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Já no início da década de 30, depois de variadas mudanças de nomenclatura, a Pasta passou a se chamar em definitivo de Ministério da Agricultura.

Em 1960, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil na época, instituiu o dia 28 de julho como Dia do Agricultor, sancionando o Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960.

Kubistchek definiu essa data para homenagear o centenário da fundação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II. Nessa época, o presidente disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”.

Se ele dissesse isso hoje ele ainda estaria certo, afinal, 60 anos depois, essa frase ainda representa muito bem a importância da produção agropecuária para o país.


Fonte: CHB Agro

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês