Nesse sábado, dia 28 de março, o município de Uchoa comemorou 94 anos de emancipação político-administrativa. A cidade foi elevada de distrito a município no ano de 1926, a partir daí é contado o aniversário do município.
A Origem
O município de Uchoa conta com pouco mais de um século de história. Seu território começou a ser ocupado em princípios da República brasileira, na ocasião em que o recém-criado Estado de São Paulo se esforçava para transformar seus “sertões” em áreas produtivas integradas por um grande projeto de desenvolvimento agroindustrial. Nas franjas deste mundo paulista em expansão, as terras que deram origem ao município compunham, então, os “sertões de Jaboticabal”, um vasto território que em poucas décadas se veria transformar na “Zona Araraquarense”, uma região dotada de estradas de ferro, rede de cidades e um grande leque de propriedades agropastoris, muitas delas produtoras de café. Nas origens deste município encontramos o parcelamento judicial de duas grandes propriedades rurais, as fazendas São Domingos (Moraes) e Palmeiras terras devolutas que alcançaram resolução legal em princípios da república pelas mãos de Arthur Edwin Ortenblad e José Manoel Portugal Freitas, respectivamente. Na ocasião, o território começava a receber as primeiras famílias procedentes do sul de Minas Gerais que chegaram à região, orientadas pela passagem de um “picadão” entre as cidades de Jaboticabal e Rio Preto. Estimuladas a participar da implantação dos novos centros cafeeiros no oeste paulista, elas instalaram suas unidades de abastecimento nas áreas que dariam origem aos bairros das Palmeiras e do Pingadouro. As famílias mineiras também se orientaram pela implantação da chamada Estrada do Taboado, uma nova rota aberta entre Jaboticabal, Rio Preto e o Porto do Taboado (Rubinéa) a partir de 1895.
Criação do Distrito
A velocidade de estruturação foi surpreendente e em apenas dois anos o patrimônio de Santa Izabel (em conjunto com São Miguel) foi elevado a categoria de Distrito de Paz, através do Decreto Lei Estadual nº 1405, pertencente ao município de São José do Rio Preto, com a denominação de IGNÁCIO UCHÔA.
Origem do nome
À Estação Ferroviária, foi dado o nome de Ignácio Uchoa, pela Diretoria da Estrada de Ferro Araraquara - E.F.A. - que foi oficialmente inaugurada em 20 de novembro de 1911, já com serviço de telégrafo e telefone. É comum ver-se referência equivocada a Ignácio Uchoa, como Engenheiro da Estrada de Ferro Araraquara. Muitos de nós aprendemos assim na escola assim está veiculado em Sites sobre ferrovias assim está registrado em livros e dicionários históricos. A homenagem ao advogado, fazendeiro, empreendedor, desbravador, político liberal, se fez pela atitude espontânea da Diretoria da E.F.A., dando o seu nome à Estação construída na margem direita do Córrego Grande.
Criação e Emancipação do Município
Em 30 de dezembro de 1925, através do Decreto Lei Estadual nº 2117, o Distrito de Paz é elevado à categoria de Município, com a denominação de Ignácio Uchoa, desmembrando se do município de São José do Rio Preto. Sua instalação verificou se em 28 de março de 1926. Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto Lei Estadual nº 9775, o município de Ignácio Uchoa teve a sua denominação alterada, passando a denominação simplesmente de Uchoa.
Fonte: Memorial dos Municípios