Você quer comprar uma lembrança para sua amiga, quando se depara com aquela feira de artesanatos logo ali na frente. Aí vem o pensamento: “comprar um artesanato ou ir numa loja com produtos feitos em grande escala?”

Essa é uma pergunta interessante. Pois, qual é a diferença de comprar de um artesão e de uma marca que faz produtos em série? Bom, vamos analisar e ver o porquê que comprar artesanato é um ato nobre.

Um artesanato não é um simples objeto produzido por uma pessoa. Por trás dele há toda uma dedicação, desde os estudos e tentativas de se chegar a aquela peça, até o tempo dedicado para a sua criação.

Há vários motivos pelos quais as pessoas precisam comprar mais artesanato, confira alguns:

1. Fomentar a economia local
Ao comprar de um artesão da sua cidade, você está contribuindo para a economia local. Isso permite que o artesão continue produzindo e seu dinheiro não vai parar na mão de grandes empresários.

2. Valorização da arte local
Em quase toda cidade que você visitar vai encontrar artesãos locais. Ao comprar produtos deles, seja para presente ou para você mesmo, está valorizando a arte feita naquela região. Está valorizando o tempo e a dedicação dos artesãos.

3. Comprando mais que uma simples peça
O artesanato não é um simples objeto feito à mão. O artesão dedica seu tempo em cada uma das peças, além de envolver seus sentimentos nessa fabricação. Cada trabalho é pensando, inclusive, no bem estar e na alegria do cliente que comprará seu artesanato.

4. Compra consciente
As lojas normalmente vendem o Fast Fashion, que são peças produzidas em grande escala, com o intuito de lucrar. O artesanato vai totalmente contra essa lógica.

Quem faz artesanato não pensa em ficar rico, mas sim, faz porque gosta do que faz. Isso não quer dizer que ele não quer vender suas peças para se sustentar. É importante ter o lucro para poder viver, mas é mais importante fazer o que ama.

5. Peças únicas
Por não ser uma produção em série, logo as peças artesanais são únicas. Essa exclusividade dá todo um charme a mais ao artesanato, onde cada peça é feita exclusivamente para seu cliente.

6. Crie o hábito de ir em feiras
Ao ir em feiras artesanais você está incentivando os artesão a continuarem produzindo. Essa é uma atitude de quem gosta de artesanato e de quem quer contribuir com a cultura local. Não deixe que a arte local se perca ou que os artesãos desistam de fazer o que amam!


Fonte: Jardim do mundo

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês