O Diário da Região fez uma matéria sobre o conceito de turismo sustentável e o Caminho Caipira, em Borborema, foi destaque. Confira a matéria a seguir:
A sustentabilidade já entrou na casa de muita gente, e também nas escolas, nas empresas. Mas quando a sustentabilidade entra também na vida das pessoas, é preciso que atitudes sustentáveis sejam mantidas mesmo quando essa pessoa está fora de casa, do ambiente de estudo e do local de trabalho.
Então surge a pergunta: como se manter sustentável mesmo nas férias? Oras, por meio do Turismo Sustentável. Esse conceito foi criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), para designar empreendimentos turísticos que valorizam o cuidado com o meio ambiente e cultura locais. Nessas empresas é possível fazer o monitoramento sobre os impactos negativos da atividade turística. Assim, é possível implementar ações para diminuir os impactos e não comprometer o desenvolvimento de comunidades e natureza do entorno.
Resumindo, é uma modalidade de turismo que se preocupa em planejar e gerir a atividade observando questões culturais, sociais e ambientais.
A OMT criou sete princípios de turismo sustentável que devem ser respeitados. O primeiro deles é respeitar a legislação, garantindo os direitos das comunidades locais, incentivando a economia com implantação de atividades que respeitem os trabalhadores, gere oportunidades, e proporcione o progresso da região.
Um dos principais pontos é a preservação ambiental, em que as empresas precisam adotar práticas que causem o mínimo de impacto na natureza e preservação do patrimônio cultural. Isso vale tanto para tradições populares como construções históricas.
Uma empresa receptora de turismo, seja hotel, pousada ou ponto turístico, deve ainda oferecer produtos e serviços de boa qualidade, com adoção de padrões de higiene, segurança e atendimento que deixem os turistas satisfeitos. E por fim, a empresa sustentável precisa ser ética nos relacionamentos com os parceiros de negócios e fornecedores.
Toda empresa turística pode ser sustentável, mas os tipos de turismo que mais se encaixam nesse conceito é o turismo rural e o ecoturismo.
Ecoturismo
O Ecoturismo, também denominado "turismo de natureza", visa mostrar exatamente a natureza preservada, em ações que contribuem para a manutenção do patrimônio natural e cultural.
Já o turismo rural, que também pode ser chamado de agroturismo, tem como característica principal proporcionar o contato com a natureza, a agricultura e as tradições locais. Geralmente as hospedagens são domiciliares, como acontece no agroturismo Caminho Caipira, de Borborema - SP. Existe a opção de hospedagem em quartos convencionais, ou camping. As refeições são feitas na cozinha das casas das anfitriãs, que são três irmãs.
O Caminho Caipira tem horta orgânica e sistema de agrofloresta, captação de água da chuva, utilização de energia solar. O maior problema da atividade turística, que é a geração de lixo, nesse empreendimento também não existe mais. 100% dos resíduos são aproveitados, os que não podem ser compostados ou reciclados, são queimados em incinerador próprio.
O trabalho começa logo após a reserva, quando o hóspede recebe um documento com instruções sobre o funcionamento do local. Entre elas, não jogar lixo nas trilhas, bitucas de cigarro devem ser apagadas e descartadas em locais apropriados, lixo gerado deve ser separado adequadamente.
"Acreditamos na conscientização das pessoas. Nossos vizinhos, por exemplo, tinham a cultura de queimar o lixo. Era um problema. Eu percorri todas as propriedades e conversei, mostrei que eles podiam até ganhar dinheiro com a venda do lixo. Deu ótimos resultados", diz Ariana Lopes, administradora do camping.
"Também fazemos conscientização com as crianças, da importância de preservar o planeta para as futuras gerações, por meio de visitas pedagógicas das escolas", afirma Luciana Lopes, que cuida da pousada do Caminho.
"Ser sustentável é uma tendência que está cada vez mais forte no turismo. Quem se adequar a esses critérios com certeza terá mais sucesso no negócio", completa Ariana.
Turista sustentável
De nada adianta a busca por empreendimentos turísticos sustentáveis se a postura do turista não se alinhar com esse conceito. A sustentabilidade no turismo só se faz completa quando os viajantes também adotam, durante o período de deslocamento e hospedagem, atitudes que visam preservar o meio ambiente e respeitar as comunidades locais e suas tradições.
Uma viagem responsável, ou sustentável, é aquela que provoca pouco impacto negativo e muito impacto positivo durante sua realização. Um tipo de turismo que não fica mais caro, nem menos confortável. Também não é só para pessoas que gostam da natureza. É possível praticar turismo responsável em grandes centros urbanos, por pessoas de diversas faixas de renda, desde mochileiros até turistas de luxo.
A empresária Daiana Brás, 29 anos, trabalha com produtos lixo zero, e leva a filosofia da empresa nas viagens com família e amigos. "Levamos a água em garrafas térmicas, por exemplo, porque as garrafinhas de água mineral são descartadas no ambiente, é plástico", explica Daiana.
Fonte: Diário da Região