Não tem jeito, quando se pensa em infância, a maioria das pessoas tem na mente a comida quentinha, fresca, bem temperada e saudável de vó, e se a pessoa em questão tiver sorte, a comida era preparada no fogão a lenha. Típica da roça e do interior dos estados.
Por mais que nem todos saibam, a maioria das comidas interiorana vêm do trabalho pesado exercido na lida, seja cuidando da lavoura, do gado, no corte de cana… os trabalhadores precisavam de uma comida que os sustentasse na hora do almoço e desse força para continuar o dia na enxada.
Além disso, era mais fácil cozinhar alimentos cultivados e colhidos por eles mesmos, em seus sítios, fazendas ou chácaras. Os principais ingredientes para uma grande refeição estavam, e estão, ao alcance das mãos. Isso sem falar na possibilidade de ganhar dinheiro com a comercialização dos produtos.
O fato é que comida de roça é boa e não tem quem resista a um frango caipira com quiabo ou a um leitão assado. Quem vive hoje no interior sabe que, antigamente, todos as partes do corpo dos animais era aproveitada: carne, tripas, gordura e o que mais pudesse ser cozido, assado ou frito.
Alguns dos pratos mais populares que foram levados para as grandes cidades, são: leitão à pururuca, cuscuz caipira de legumes, arroz e feijão tropeiro, bolinho caipira de fubá, vaca atolada, farofa de linguiça, virado à paulista, bolinho de mandioca, rabada, angu e cabidela miúda.
Comidas caipiras típicas de cada região
Nordeste
Essa região pode ser divida em duas quando se fala em culinária. Existe a comida típica do sertão e a comida típica do interior. Podemos citar alguns exemplos das comidas originalmente sertanejas como a carne-de-sol, feijão, milho, rapadura e pratos elaborados com raízes, como a mandioca são os mais populares
Já no interior, onde o clima de festa junina é maior, os pratos típicos mais populares são cuscuz, pamonha, milho cozido ou assado, canjica, cocada, pé de moleque e arroz-doce. Alimentos que tem diversas versões, que diferem de pessoa pra pessoa, mas que são deliciosos em todas elas.
Paulista
Há quem diga que o estado paulista não tem uma culinária típica, e que ela é a mistura de todas as outras que migraram para São Paulo em busca do sonho na capital.
Porém, há também quem diga que a culinária típica do interior vem dos paulistas lá do século 16, quando o feijão, a farinha e a carne de porco começaram a se tornar muito comuns no cardápio brasileiro. Estes e outros ingredientes como galinha, milho, farinhas de mandioca e de milho eram muito cultivados no estado.
Mineira
E não tem como falar de comida e não citar Minas Gerais. O estado tem uma culinária extremamente rica e foi dele que surgiram muitos dos nossos melhores pratos como o pão de queijo. O doce de leite e o queijo minas, também muito utilizados na culinária caipira, podem ser considerados como naturais de Minas, uai.
Fonte: www.sumetal.com.br