Não é preciso muito espaço ou dinheiro para desfrutar da proximidade com a natureza em casas ou apartamentos. Como prova disso, trouxemos sete projetos com jardins simples e criativos para se inspirar na hora de criar seu cantinho verde!
1. Reformada pelo arquiteto Rafa Zampini, do escritório Hus Arquitetos, a casa de 200 m², em uma vila paulistana dos anos 1960, ficou com o quintal com jeito de interior. Junto ao limoeiro, o casal de moradores plantou maranta (barriga-de-sapo). Presas no limoeiro estão as orquídeas. No vaso à esquerda, jasmim-estrela. No muro, há unha-de-gato (Ficus pumila). No canteiro, Heliconia stricta, pacovas e guaimbês. Ao lado da árvore, vasos com temperos, como alecrim e manjericão.
2. A apresentadora Barbara Thomaz criou um espaço verde com plantas em vasos pendurados nas paredes e sobre o piso na varanda de seu apê, em Higienópolis, São Paulo. Para o vaso pendente ao fundo, foi eleito um lambari. Nos vasos em primeiro plano, aparecem as espécies cróton e pleomele. Já no pendente acima, a trapoeraba-roxa se destaca.
3. O Studio Ro+Ca aproveitou uma área de ventilação no apê do jornalista Bruno Rocha, o Hugo Gloss, no Rio de Janeiro, para criar um cantinho verde. Como não foi possível instalar um jardim vertical, o escritório desenvolveu em parceria com o Wabi-Sabi Ateliê a estante de ferro na qual colocou espécies pendentes: jiboia, chifre-de-veado e columeias. Cactos estão em nichos de claridade intensa, e marantas ocupam áreas de maior sombra.
4. Transformadas em obras de arte pelo trabalho do Estúdio Vãoluz, ilustrações de edifícios paulistanos históricos decoram a parede dessa pequena varanda estreita incorporada à área social do apartamento reformado pelo Marcozero Estúdio. Árvore-da-felicidade, maranta, renda-portuguesa e jiboia dividem a meia-sombra que incide no local.
5. A varanda no Campo Belo, São Paulo, deveria ser tropical e propícia para receber os amigos. Partindo disso, a paisagista Juliana Freitas integrou o espaço com a sala e instalou módulos de cumaru, que criam um desenho no piso e cobrem toda a extensão da varanda de 19 m². A profissional também desenhou um painel treliçado com pequenas bandejas, que acomodam vasos com temperos, que podem ser levados direto para a cozinha.
6. Os proprietários dessa casa queriam que o centro do jardim de 109 m² ficasse livre, mas faziam questão de uma forte presença de plantas. Para conquistar um pano de fundo verde, a paisagista Gabriella Ornaghi resolveu concentrar trepadeiras ao longo dos muros, usando uma malha pop como tutor. No corredor de entrada, após o painel de azulejos da artista Calu Fontes, cresce um maracujazeiro.
7. A arquiteta Livia Dalmaso aproveitou a conexão entre a varanda e a cozinha para criar um painel ripado que sustenta a horta vertical. A estrutura também serve como porta para o armário, onde fica instalada a máquina de lavar roupas.
Fonte: Revista Casa e Jardim