O Município de Borborema está localizado no centro do Estado de São Paulo, e pertence à Região Turística Centro Paulista, a qual está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro de 2017, sendo assim reconhecida como destino turístico pelo Ministério do Turismo. Tem como vizinhas as cidades de Ibitinga 29.7 km, Iacanga 30.8 km, Pongaí 32.4 km, Reginópolis 33.9 km, Itajobi 33.9 km, Marapoama 40.5 km, Tabatinga 42.9 km, Balbinos 43.1 km, Arealva 48.4 km e Itaju 48.6 km.
Com diversidade de recursos naturais e culturais e um povo acolhedor, já é consolidada como turismo de sol e praia, turismo de pesca, turismo rural, de eventos e ecoturismo. Borborema possui mais de 30 quilômetros de margem do rio Tietê, com praias, rios afluentes com corredeiras, natureza preservada e um povo muito hospitaleiro.
Tem seu desenvolvimento econômico também ligado à agricultura e a indústria de bordado, que atraem pessoas de diversos estados do sul, sudeste e centro-oeste.
A cidade se autodenominou “Território dos Enxovais e Bordados” devido às mais de 50 lojas e fábricas do gênero, atendendo a diversos turistas, lojistas e sacoleiros de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.
Confira abaixo alguns lugares para visitar em Borborema:
Praia José da Silva Correia (Juqueta) - Prainha do Juqueta
Porto Nicolau foi o primeiro nome dado à praia, naquela época, era um Porto de pescadores e havia um rancho muito conhecido do Sr. Vicente Faraco onde era alugado para pescadores, lá vivia também o Sr. Patrocínio, um dos moradores mais antigos.
Em 1974 o Rio Tiête foi represado onde ocorreram muitas mudanças, áreas foram alagadas, moradias foram submersas.
A partir de um projeto de lei apresentado pelo vereador Mussa Arik, Lei n° 1.841 de 25 de novembro de 1996, passou a ser chamada Praia José Silva Correa (Juqueta).
E hoje ela é uma Praia de exuberante paisagem natural, com disponibilidade de aluguel de quiosques, área para camping e lazer para toda a família.
Atrativos: Pesca e pesca esportiva, passeios náuticos, áreas verdes, recreação e restaurante, com shows ao vivo e variados eventos.
Localização: Rod. Municipal Pedro Pereira Pinto ou BBR 157, km 07 – S/N°.
Monumento do Peregrino – Caminho da Fé Borborema-SP
O monumento do peregrino foi inaugurado dia 25 de novembro de 2018, Na Praça Cônego Heriberto Goethersdorfer (Praça da Igreja Matriz).
Monumento onde os peregrinos registram sua passagem para o caminho da Fé.
Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura.
O Ramal Centro Paulista é composto por 9 cidades (Borborema, Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Ribeirão Bonito e São Carlos) totalizando 206km onde o peregrino recebe um certificado.
Igreja (Santuário) de Nossa Senhora Aparecida
Inaugurado em 12 de outubro de 1992, por Dom Constantino Amstalden, é o 5° Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida.
É destaque por suas pinturas artísticas em grafite, sendo a única igreja da diocese a utilizar essa técnica. Também se destaca por suas peças históricas que pertencem à antiga Matriz de Borborema, e por replicas de objetos em estilo barroco.
Localização: Rua Eurídice Conceição Bacchi Zanchetta, 48.
Caminho Caipira
Pousada, Camping, trilhas, gastronomia, cultura popular e sustentabilidade.
“Caminho Caipira – Agroecoturismo” tem a ideia de resgatar o jeito simples de levar a vida no campo, compartilhando com amigos, caminhantes, ecologistas e todos aqueles que gostam de bons momentos de paz, tranquilidade e harmonia com a natureza. Além de tudo isto, todo visitante poderá saborear as delícias de uma gostosa comida caipira feita no fogão à lenha.
Fonte: www.refugiosnointerior.com.br