Cada município foi batizado com um nome e, muitos deles, remetem aos antigos moradores: os indígenas. Há aqueles que por estarem localizados em uma serra, por possuírem uma pedra ou até mesmo por ter um clima agradável receberam um nome que reflete sua característica.
Araraquara
Para entender a origem do nome Araraquara é preciso voltar muito antes destes 204 anos. Saber que essa terra já foi habitada por índios da tribo Gauianás e quando Pedro José Neto chegou encontrou uma região já nomeada. Em 1807, Pedro José Neto e sua família desbravaram pelo Interior e se instaram nos Campos de Aracoara (lugar onde mora a luz do dia, a "Morada do Sol").
O historiador político Hamilton Mendes explica que, de acordo com o significado das palavras no dialeto tupi, Ára (dia, claridade, luz), Coara (buraco ou cova), Aracoara ou Araraquara, é o lugar onde nasce (pela manhã), ou se recolhe (ao findar da tarde) o sol. Ou seja: é a Morada do Sol.
Bady Bassitt
Bady Bassitt foi um político brasileiro do século XX. … O Município de Borboleta, antigo Distrito de Paz do município de São José do Rio Preto, teve seu nome mudado, por força de Lei de autoria de seu primeiro prefeito, em 1963, para Bady Bassitt, em homenagem ao político de mesmo nome.
Borborema
Deriva de "por-poy-eyma" da língua Tupi, da nação dos potiguaras e tabajaras, que significa terra seca, sem moradores, terra sem gente, desocupada, terra de difícil plantio.
Catanduva
"Catanduva" é palavra de origem tupi que significa "ajuntamento de mata dura", ou seja, "cerrado", através da junção dos termos ka'a (mata), atã (duro) e tyba (ajuntamento, se tornou " tuva" no tupi paulista).
Ibirá
É proveniente da língua tupi-guarani (IBIR) e traduz-se como sendo fibra ou "imbira" retirada da casca de certas árvores que os índios usavam para tecer seus utensílios, abundantes no território do Município.
Ipiguá
O nome Ipiguá vem do tupi guarani, e significa “Baía de Olho D`água”, isto é, um pequeno manancial formado pela nascente de um rio de “YPU - olho d`água e KUÁ” - Baía.
Lins
No local, onde tudo era sertão, existia um córrego, que foi denominado 'Douradinho'. Posteriormente, passou a chamar-se 'Campestre'.
De elevado espírito religioso, tratavam desde logo os primitivos moradores de elevar aos céus seus primeiros pensamentos, a invocar proteção para o seu trabalho, surgindo então rústica capela, feita com troncos e folhas de coqueiro, sob a invocação de Santo Antônio. Daí o primeiro nome do Patrimônio: Santo Antônio do Campestre.
Em 16 de fevereiro de 1908 o Presidente da República, Sr. Afonso Pena, acompanhado do Sr. Paulo de Frontin, inspetor das Estradas Federais, visitou a Noroeste, assistindo a inauguração da estação de Miguel Calmon (Avanhandava).
Foi-lhes servido um almoço na estação de Monjolo (Presidente Pena, hoje, Cafelândia). E como nesse dia memorável ali se cogitava do problema importante de mudar nomes de estações, mudou-se também o de 'Santo Antônio do Campestre' por Albuquerque Lins, em homenagem ao então governador do Estado, Senhor Manoel Joaquim Albuquerque Lins.
Mirassol
O nome Mirassol se deve ao fato de que o centro da cidade é considerado um dos pontos mais altos da região, podendo-se vislumbrar o nascer e o pôr-do-sol ao horizonte.
Nova Itapirema
O nome “Itapirema” (do latim, “ita”= pedra, “pires” = fogo) derivaria de uma antiga maldição, originária do povoado que se convencionou chamar de “Itapirema Velha”. Um morador, acusado injustamente de desonrar uma moça, foi alvo da ira da população local, que lhe causou a morte espúria. Porém, antes da execução, apelou a salvação ao sacerdote. Este clamou a população a conceder a misericórdia ao suposto violador, sob pena de ser amaldiçoada com a infertilidade da terra, “que arderia em brasa para sempre, tornando a habitação insuportável”.
Fato ou lenda, o morador foi executado com a pena capital, e, tempos depois, a área de Itapirema Velha tornou-se tão quente que, aliada à epidemia de malária, forçou seu fim. Relata-se que as ruínas do cemitério da antiga vila até hoje têm o chão em brasa, fazendo jus ao nome.
Poloni
Surgiu no meio de cafezais verdejantes, em 03 de maio de 1926, o povoado de Poloni, cujo nome veio do seu fundador, Cândido Poloni, fazendeiro nas imediações.
Potirendaba
O nome de origem indígena, significa lugar ou sítio das flores.
Sabino
Para dar-se início à formação do povoado, o Coronel Antônio Sabino construiu a Cerâmica Santo Antônio e a Serraria São João. Mas foi somente através do Decreto 6.556, de 13/07/1934. que nasceu o Distrito de Paz da Vila Sabino (adotando-se o nome do doador das terras).
Tabapuã
O nome de Tabapuã tem sua origem na língua tupi-guarani, cujo significado é Taba=casa; pua=reunião.
Tanabi
"Tanabi" é derivado do guarani antigo tanambi, que significa "borboleta".
Uchoa
Em 1911, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) foi construída uma estação próxima ao pequeno povoado,à qual se deu o nome de Estação Ignacio Uchôa em homenagem ao senador, advogado, fazendeiro e um dos principais acionistas da EFA.
Urupês
Tupi-Guarani - cogumelo, orelha de pau.
Fontes:
www.acidadeon.com
www.vivendobauru.com.br
www.dicionarioinformal.com.br
www.dicio.com.br
www.camaraibira.sp.gov.br
www.ipigua.sp.gov.br
www.camaramirassol.sp.gov.br
www.camaranovaalianca.sp.gov.br
www.poloni.sp.gov.br
www.cidades.ibge.gov.br
www.sabino.sp.gov.br
www.uchoa.sp.gov.br
www.camaraurupes.sp.gov.br