Por serem os melhores amigos do homem, o cães têm o seu estilo de vida alterado de acordo com os nossos hábitos. Além disso, certos peludos possuem mais facilidade para viver em certos ambientes do que outros.
Por muito tempo, difundiu-se a ideia de que, acima de tudo, os cães precisam de espaço e de liberdade. Nesse sentido, seria difícil imaginar um local mais adequado para eles do que uma fazenda ou sítio em áreas rurais. Mas, afinal, qual o melhor cachorro para fazenda? Para sanar essa dúvida, separamos cinco raças de peludos que adoram viver no campo. Acompanhe!
Border Collie
Considerada uma das raças de cachorro mais inteligentes, a Border Collie é natural das regiões montanhosas da Escócia e Inglaterra. Neste ambiente tão propício, o cachorro sempre se destacou por conta dos trabalhos com pastoreio. Desde que desembarcou nas Américas, há séculos atrás, o animal tem sido o pet perfeito de famílias que habitam o campo. Além disso, é um cão de bom temperamento e se adapta bem em locais de clima temperado.
Labrador
Nossa lista de cães de fazenda não poderia deixar de contar com o fofinho Labrador Retriever. Muito simpático e fiel, o cãozinho adora brincadeiras ao ar livre, é apaixonado por água e não apresenta agressividade ou timidez. Se pensa em ter um amigo de quatro patas leal e animado numa fazenda, talvez essa seja a raça ideal!
Pastor-alemão
Um cachorro leal e muito obediente, o pastor-alemão é certamente um dos mais indicados para o ambiente rural. O pet adora fazer exercícios físicos e tem um bom instinto protetor. Por isso é muito utilizado como cão de guarda, já que estão sempre em estado de alerta. Como o próprio nome indica, esse cão foi criado na Alemanha. O processo de padronização da raça foi longo, com cruzamentos que resultaram em um cachorro atlético, inteligente e hábil.
Pastor Australiano
Inteligente e bastante companheiro, esse cãozinho de raízes australianas ganhou seus padrões de raça nos Estados Unidos. Aliás, foi em terras americanas que o peludo se popularizou. Por lá, ele é um personagem icônico da cultura cowboy como o típico cachorro de fazendeiro! A pelagem desse pet pode mantê-lo bem quentinho durante o inverno. Nos meses mais quentes, os pelos caem o suficiente para deixá-los bem refrescados. Por ser um animal de muitas vocações, serve tanto como uma boa companhia, como um ajudante no campo.
Husky Siberiano
Quando se trata de um cão independente e amante de temperaturas negativas, o Husky Siberiano é um dos mais lembrados. Criado no extremo nordeste da Ásia, o famoso lobo dos cachorros vive hoje em diferentes países, incluindo o Brasil. Serve como excelente cachorro de campo nas regiões de clima frio. A raça é conhecida por sua aptidão para trabalhar, somada a um temperamento tranquilo e amigável. Não é o máximo?
Fonte: Blog Petz