Araraquara, que em tupi-guarani significa Morada do Sol, teve sua fundação há 202 anos, quando um grupo de sesmeiros, homens que ganharam terras do imperador Dom Pedro I, criaram a Freguesia de São Bento de Araraquara. Porém, foi apenas em 6 de fevereiro de 1889 que Araraquara foi elevada à categoria de município, graças a lei Provincial Sete.
Versão brasileira Herbert Richers
É de Araraquara o famoso produtor e dono de estúdio de dublagem Herbet Richers. Mas ele não é o único personagem ilustre nascido na cidade.
Araraquara também é a cidade natal do escritor Loyola Brandão, da campeã mundial e medalhista olímpica Fernanda Venturini e do cantor Liniker.
A cidade também recebeu Mario de Andrade, que enquanto morava lá, escreveu Macunaíma, um dos grandes romances modernistas do Brasil.
Pegadas históricas
Segundo levantamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araraquara tem cerca de mil pegadas de dinossauro cadastradas.
Em entrevista ao portal A CidadeOn, o professor Marcelo Adorna Fernandes explica que boa parte do interior de São Paulo foi um grande deserto e onde hoje está Araraquara havia uma espécie de oásis que permitiu que os animais deixassem seus rastros na areia molhada, depois transformada em pedras. Além disso, a cidade conta com 36 mil peças arqueológicas.
A cidade é um prato cheio para os amantes dos dinossauros!
As coxinhas mais famosas do Brasil
Conhecidas em todo o país, as famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, distrito de Araraquara, levam todos os anos milhares de pessoas à antiga estação. Além de comer uma deliciosa coxinha, quem visita o lugar também faz uma verdadeira viagem no tempo, visto que, muitas coisas do distrito se mantêm como as décadas passadas.
Fonte: Vitta Residencial