É final de ano e tem gente se preparando para receber parentes que, provavelmente, não encontram desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil. É o que indicam as mais recentes pesquisas do setor de turismo. Uma delas, divulgada em novembro pela plataforma de busca por viagens Kayak, mostra que 55% dos entrevistados planejam viajar no período entre as festas de Natal e virada do ano até final do verão, para encontrar familiares.

A pesquisa também indica o aumento da procura por passeios em meio à natureza e livres de aglomerações de pessoas, mais indicados por especialistas em saúde em tempos de grave crise sanitária. Para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), trata-se de um fenômeno mundial. De acordo com o órgão, de cada 100 buscas no Google em neste ano, 54 são sobre ecoturismo. No ano passado, a média foi de 10 buscas pelo tema a cada 100.

Se o visitante quer curtir a natureza, a região de Rio Preto tem potencial para fazer com que seus moradores sejam ótimos anfitriões. A dificuldade pode estar em escolher algumas atrações entre tantas disponíveis. O Diário da Região fez uma matéria listando alguns desses pontos turísticos, e três deles estão na região de abrangência da ATRNP. Confira os detalhes a seguir:

Uchoa

• Distância: 32 km do Centro de Rio Preto
• Tempo médio do percurso: 32 minutos de carro
• Uchoa é onde fica o Café da Colônia, espaço de resgate das tradições caipiras. Aos domingos é servido um café da manhã típico da roça, todo preparado com ingredientes provenientes do Sítio Santa Rosa, propriedade que abriga a atração.
• Visitantes a partir dos 6 anos de idade pagam entrada, que inclui passeio pelo sítio e, para crianças de até 12 anos, uma caneca de ração para alimentar os bichos. Já o café da manhã é cobrado por quilo. Também é possível comprar produtos do sítio para levar para a casa.
• Outra atração de Uchoa é o Museu de Paleontologia Pedro Candolo, que reúne 600 peças, entre restos de dinossauros e fósseis de seres que habitaram a região no período Cretáceo.
Café da Colônia: (17) 99122-2351 (WhatsApp)
Museu de Paleontologia: (17) 99656-6012 (WhatsApp)

Café da Colônia

Termas de Ibirá

• Distância: 47 km do Centro de Rio Preto
• Tempo médio do percurso: 40 minutos de carro
• Termas de lbirá é famosa pela água terapêutica. O Balneário Evaristo Mendes de Seixas, principal atração do local, retomou parcialmente as atividades no final de outubro.
• Entre os serviços autorizados a funcionar estão o banho de imersão, o chuveiro e a ducha escocesa. Lanchonetes, cafés e outras lojas lá instaladas funcionam em tempo integral, mas com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade.
• Segue proibido usar quiosques, saunas e piscinas. Para acessar o balneário é cobrada uma taxa por veículo. Já os demais serviços oferecidos são cobrados à parte.
• Outra dica em Termas de lbirá é o Terraço Petiscaria Bar do Chicão, que serve comida árabe.
Balneário Evaristo Mendes de Seixas: (17) 3551-1313
Bar do Chicão: (17) 98823-0700

Thermas de Ibirá

Museu da Cachaça

• Distância: 65 km do Centro de Rio Preto
• Tempo médio do percurso: 50 minutos de carro
• Localizado em Catanduva, o Museu da Cachaça do Engenho Santo Mário abriga um dos maiores acervos da bebida no Brasil. É reconhecidamente o maior do Estado de São Paulo, com uma coleção pouco superior a 5 mil garrafas.
• Entre as raridades, destaque para uma miniatura da Caninha Pelé, produzida em 1958 e recolhida no final da Copa do Mundo, após ter a venda proibida. Pelé, com apenas 17 anos na época, acionou a Justiça para impedir que sua imagem fosse associada a produtos alcoólicos.
• Além da vasta coleção, no museu também é possível apreciar um pequeno acervo de antiguidades.
Museu da Cachaça: (17) 3521-8189

Santo Mário - Museu da Cachaça


Fonte: Diário da Região

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês