A partir de 2023, o dia 13 de julho será dedicado a celebração de dois patrimônios da cultura popular brasileira: a Música e a Viola Caipira. A homenagem será possível graças a sanção, por parte do ex presidente da República, Jair Bolsonaro, ao Projeto de Lei nº 399, de 2019, que institui a data.

Segundo o texto da justificativa, a celebração se faz necessária uma vez que a música caipira é um gênero musical brasileiro que representa toda a riqueza da diversidade cultural e regional do País. Acrescenta-se, ainda, que esta data comemorativa objetiva resgatar a história e memória brasileira como instrumento de afirmação da cidadania e de valorização da identidade nacional.

A escolha da data é uma homenagem a dia de nascimento de Cornélio Pires, que se destacou pela atuação como jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura e dialeto caipiras. Ele foi autor de livros e procurou registrar em suas obras os termos e expressões caipiras. Em 1928, conseguiu transformar em discos as primeiras gravações dos genuínos caipiras.


Fonte: www.gov.br

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês