A tradicional Festa dos Caminhoneiros de Tabapuã foi realizada nos dias 22 e 23 de julho, sábado e domingo. O evento vem acontecendo na cidade há 18 anos e é uma celebração religiosa em louvor a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, segundo a Igreja Católica. A festa se tornou também uma atração turística do município.
O pároco responsável pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, de Tabapuã, Cássio Alves, afirmou que o evento envolve toda a comunidade, com muitas pessoas celebrando a festa. "Embora seja uma festa que ajude financeiramente a comunidade, porque arrecada fundos, também nos leva a refletir sobre São Cristóvão, um santo muito importante para a Igreja Católica. Ele teve papel predominante na história, alguém que em um momento da sua vida decidiu servir a Cristo, embora fosse alguém de uma estatura forte e que servia ao exército da época, ele queria servir o Rei dos reis. Foi quando ele se colocou a serviço da comunidade onde morava para poder ajudar as pessoas", contou o padre.
Apesar do nome tradicional em Tabapuã, a "Festa dos Caminhoneiros" é assim conhecida porque são integrantes dessa categoria profissional que a promove, mas é voltada para todos os motoristas. "Como São Cristóvão é aquele que transportava as pessoas, ficou justamente como padroeiro daqueles que transportam cargas e pessoas", esclareceu padre Cássio.
No sábado, dia 22, às 19 horas, aconteceu a missa na Igreja Matriz, seguida de quermesse com show de prêmios. No domingo, 23, foi celebrada a missa na Matriz às 8 horas e carreata com bênçãos dos motoristas logo após.
Mais tarde, ao meio-dia, teve início a quermesse com frangos e demais assados e leilão de gado. O evento contou com apoio de caminhoneiros, motoristas e de toda a comunidade, e sua renda foi revertida em prol da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.
Fonte: Jornal O Regional