A rotina conturbada das grandes cidades tem gerado grande impacto na vida das pessoas e doenças como a Síndrome de Burnout - distúrbio emocional que causa exaustão extrema, estresse e esgotamento físico -, são cada vez mais comuns. Psicoterapia e medicamentos são algumas das diversas recomendações médicas, mas algo que pode trazer um diferencial nos tratamentos dessas condições é se “desligar” do mundo e passar um tempo em conexão com a natureza.

Em uma pesquisa publicada pela revista Nature, de 2019, duas horas por semana em contato com a natureza causa um significativo aumento na sensação de bem-estar, melhora no humor e alívio dos sintomas de estresse e ansiedade. Com isso, os hotéis fazenda se tornam uma boa opção para quem procura um ambiente tranquilo e em contato direto com o meio ambiente para relaxar e fugir do cotidiano agitado da cidade.

As atividades ao ar livre aliviam os sintomas de ansiedade, estresse e depressão, além de colaborar com a recuperação do cérebro em relação à fadiga acometida pelo cotidiano. Isso ajuda no desempenho do trabalho e dos estudos e na satisfação pessoal.

O bom sono também faz parte dos impactos positivos à saúde mental, como explica o estudo publicado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, na qual aqueles que afirmaram ter um sono de boa qualidade, apresentaram menos da metade de pensamentos negativos em uma semana do que aqueles que disseram ter o sono de baixa qualidade.

Seja uma viagem sozinha ou com a família, todas trazem benefícios. Uma viagem sozinha aumenta a autoconfiança da pessoa, porque ela tem que lidar com situações diferentes, que não está habituada no dia a dia dela, e isso traz uma melhora na autoconfiança e na autoestima, enquanto uma viagem em família estreita os laços e fortalece o vínculo entre as pessoas.

Tudo isso, aliado a terapia e o uso de medicamentos, quando recomendado pelos médicos, colabora para os cuidados com a saúde mental, fazendo as pessoas desconectarem do cotidiano movimentado, focando um pouco mais no momento e em si mesmos.


Fonte: www.turismo.ig.com.br

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês