O turismo gastronômico é a tendência de apreciar sem pressa a culinária local do destino. É entender que os pratos típicos também são uma parte importante da experiência dos turistas para vivenciar um destino.
É muito mais do que almoçar correndo enquanto tem hora marcada para um show, teatro, museu ou até mesmo para voltar à praia antes que o sol se esconda. Em muitos lugares, a gastronomia é por si só uma atração.
Assim como deixar de comer pizza ou qualquer outra massa na Itália é quase um crime, destinos bem mais próximos também são famosos pela culinária. Um exemplo é o pão de queijo de Minas e o chimarrão no sul do Brasil, ambos fazem parte da experiência de vivenciar o destino.
A importância da gastronomia para o turismo
Assim como os pontos turísticos e a história da cidade, a culinária e os pratos típicos também fazem parte da cultura local e devem ser entendidos como tal. Por isso, é importante tirar um tempo da viagem para apreciar os principais restaurantes locais.
Pegue dicas com outros viajantes e, se possível, com os próprios moradores. Evite as grandes redes de fast food e se jogue em opções de restaurantes que estão habituados a servir comidas típicas do destino. Desta forma, você colabora com a economia local e ajuda a população a se desenvolver economicamente.
Como se desenvolve o turismo gastronômico
O turismo gastronômico propõe ao viajante uma experiência diferente em relação a conhecer a culinária local. Além de experimentar os pratos típicos da região, o viajante também pode participar ou acompanhar o processo de produção de algum produto típico do destino.
É comum encontrar tours por cervejarias, por fábricas de chocolate e vinícolas que oferecem a opção de participar do processo de pisar nas uvas para a produção dos vinhos. Assim, você terá uma experiência completa, que vai muito além de comer. É uma imersão na história dos produtos, alimentos e na cultura local como um todo.
A quem se destina o turismo gastronômico
É difícil definir um único público, mas no geral, o turismo gastronômico se destina aos viajantes que buscam por uma experiência completa de viagem, seja com amigos ou com a família e não estão com pressa de deixar o destino.
É uma espécie de bônus para quem se dispõe a explorar o destino na sua totalidade e não só tirar selfies legais ou percorrer os principais pontos turísticos.
O turismo gastronômico se encaixa no turismo de experiência, modalidade onde são vendidas atrações que dão ao viajante a oportunidade de explorar uma nova vivência, que geralmente possui em comum, a aproximação do turista com a cultura local.
Fonte: www.passagenspromo.com.br