Viver no campo e ter um maior contato com a natureza trás diversos benefícios a nossa saúde e bem-estar. Cientistas afirmam que viver em uma maior proximidade com a natureza é capaz de melhorar a concentração e a memória, sendo que a agitada e conturbada vida urbana faz exatamente o contrário.

Ter contato com a natureza e viver próximo a ela é revigorante. Enquanto o campo ajuda as pessoas a desligarem-se, o ambiente urbano exige atenção e preocupação constante.

É cada vez mais frequente ouvir relatos de pessoas que tinham estabilidade na cidade, mas preferiram mudar completamente as suas vidas e abrir mão de tudo para viverem a tranquilidade do campo e; detalhe, elas não se arrependeram desta escolha.

De início pode parecer impossível deixar para trás todas as comodidades e facilidades oferecidas pelo meio urbano. Há sempre um restaurante, posto de gasolina, um shopping, uma farmácia ou um supermercado a disposição 24 horas.

Contudo, o convívio com o campo é extremamente benéfico para a saúde e bem estar, como já foi provado cientificamente por grandes instituições e Universidades renomadas.

Além disto, uma casa ao ar livre favorece um local adequado para cultivar legumes e hortaliças, não havendo a necessidade de adicionar produtos químicos e agrotóxicos.

Confira a seguir 8 benefícios de viver no campo para a sua saúde:

1. Mais ar puro e menos poluição

Uma das principais vantagens de se afastar da cidade e iniciar uma vida no campo; é respirar um ar mais puro e com maior qualidade. A exposição prolongada à poluição aumenta o risco de diversas doenças respiratórias, inclusive DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) que inclui um grupo de doenças pulmonares que não têm cura, que geram o bloqueio do fluxo de ar e dificultam o processo respiratório.

Diariamente uma quantidade absurda de poluentes são emitidos pelas fábricas, indústrias e carros na ambiente urbano, comprometendo tanto a vegetação quanto os indivíduos que ali vivem. É nítida da diferença de quando respiramos o ar carregado da cidade e do ambiente rural.

2. Viver sem estresse e com maior interação entre as pessoas

Viver distante da cidade diminuiu significativamente o grau de estresse. Estar longe de toda aquela agitação, poluição sonora e visual, trânsito e poder se deliciar com uma noite tranquila ao som da natureza não tem comparação. No ambiente urbano temos que nos preocupar demais, seja com o trabalho explorador que as empresas impõem ou com a violência e falta de segurança.

O campo trás paz mental e de espírito, além de permitir com que as pessoas conversem e interajam mais entre si.

Não é de se estranhar ver nas cidades grandes as pessoas completamente focadas em uma pequena tela em suas mãos. Elas relacionam-se menos e se escondem mais dentro de si mesmos. Isto pode inclusive favorecer doenças como depressão. O campo permite com que haja mais proximidade e união entre as pessoas.

3. Alimentação mais saudável

Além do campo não ter restaurantes fast food a cada esquina como na cidade, ele oferece espaço suficiente e apropriado para cultivar os seus próprios alimentos, completamente livres de agrotóxico ou outro produto químico. Isto garante uma alimentação mais natural e saudável, já que o excesso do consumo de agrotóxicos gera efeitos tóxicos no organismo.

Você pode plantar legumes, frutas, verduras e algumas ervas aromáticas, trazendo muito mais saúde para a mesa, além de poder fazer uma horta comunitária.

4. Maior sensação de felicidade

Estar próximo à natureza relaxa o corpo e a mente. Você se sente com mais harmonia e tudo flui de maneira mais natural.

Já a agitada e caótica vida urbana, favorece o desenvolvimento de doenças como depressão, Síndrome do Pânico e ansiedade crônica, devido a tanto estresse e pressão que as pessoas são expostas diariamente. Viver no campo te faz mais feliz, livre e seguro. É uma terapia poder ficar perto da maior e mais bela criação da mãe natureza.

5. Faz bem para as crianças

Criar os filhos em meio aos animais e plantas faz das crianças, adultos mais criativos e espertos. Eles demonstram um maior interesse em conhecer o mundo ao seu redor e de explorar a natureza. A falta de contato com a natureza pode interferir no desenvolvimento das crianças.

Fazer com que os seus filhos tenham contato com o campo, permite com que eles possam brincar com maior liberdade ao livre e sem eventuais preocupações. E isto é muito importante para um desenvolvimento saudável, além de deixar os pais menos preocupados com a violência que os seus filhos possam estar expostos.

6. Atividades físicas

O campo é um ambiente amplamente propício para a prática de atividades físicas. Ao contrário das academias que são locais muito fechados e que desmotivam a prática de exercícios, o ar livre é repleto de lindas paisagens que enchem os olhos e permitem com que a atividade física seja muito mais prazerosa, estimulando assim a sua prática e trazendo diversos benefícios para a sua saúde física e mental.

7. Concentração e memória elevadas

Estudos científicos com crianças que tinham déficit de atenção e que sofriam de hiperatividade comprovou que o grau de concentração e memória aumentou significativamente a um contato com a natureza. As crianças que caminhavam em um parque apresentaram um melhor rendimento daqueles que permaneceram em suas casas no centro da cidade. Sem dúvida o contato com o ar livre pode blindar e aumentar a sua capacidade de memória e concentração.

8. Ecologicamente correto

O campo possibilita muito mais recursos aliados do meio ambiente do que a cidade. Os centros urbanos emitem quantidades absurdas de gases poluentes na atmosfera, produz muito mais lixo; inclusive eletrônico, além de haver um consumo excessivo de alimentos e recursos naturais.

Já o ambiente rural favorece a reutilização de matérias e maior cuidado e preservação da natureza.

O campo de fato pode trazer diversos benefícios para a sua saúde física e mental, não é mesmo? Experiente ter mais contato com a natura e sinta o grande bem estar que isto irá te proporcionar!


Fonte: Domi Imóveis

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês