Ela é extremamente importante para a agricultura, a piscicultura, a aeronáutica, as navegações marítimas, o turismo e a segurança das populações diante dos fenômenos meteorológicos.

Por que a previsão do tempo é importante? Ela é extremamente importante para a agricultura, a piscicultura, a aeronáutica, as navegações marítimas, o turismo e a segurança das populações diante dos fenômenos meteorológicos.

Abaixo, vamos ver a relação da previsão do tempo com cada um desses setores:

Aeronáutica – A previsão de nebulosidade, visibilidade e condições do vento é necessária para a segurança nos pousos e nas decolagens. O conhecimento das condições do tempo (turbulência em ar limpo e presença de gelo nas nuvens convectivas) nas rotas dos voos é importante também por questões de segurança. Além disso, o conhecimento prévio das temperaturas e dos ventos que serão encontrados durante uma rota influencia na decisão da quantidade de combustível que será fornecido ao avião, e qualquer erro nessa questão pode ser fatal.

Navegação – As previsões de tempestades, chuvas, ventos, formação de gelo etc. auxiliam na determinação da melhor rota para o navio, que garante a segurança de todos a bordo e o gasto mínimo de tempo possível na viagem (este último, no caso do transporte de cargas).

Turismo – A previsão do tempo indica quais os melhores locais a serem visitados e em quais épocas. Auxilia também a escolher o passeio mais adequado para o dia.

Agricultura – O conhecimento das condições climáticas auxilia na decisão das melhores épocas para plantio e colheita, além de definir quais plantações são as melhores para o clima local. Além de influenciar o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas, o clima afeta também a relação das plantas com microrganismos, insetos, fungos e bactérias, favorecendo ou não a ocorrência de pragas e doenças. De modo geral, as principais variáveis meteorológicas que afetam o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas são a chuva, a temperatura do ar e a velocidade e direção do vento.

Segurança frente a fenômenos meteorológicos – Aqui no Brasil, às vezes, ouvimos no rádio ou na TV alertas de tempestades com ventos fortes ou de chuvas muito intensas que colocam cidades inteiras em estado de alerta. Isso é extremamente importante para a proteção da população, que pode se preparar com antecedência para o fenômeno, diminuindo as perdas. Mas isso não ocorre apenas no Brasil. Países que são normalmente atingidos por furacões possuem um valioso sistema de alerta e prevenção, justamente visando à segurança. Para você ter uma ideia da importância disso, o fenômeno El Niño afetou praticamente o mundo todo entre 1997 e 1998, causando mais de 24 mil mortes em razão de ventos fortes, inundações ou ressacas, que ocorreram durante tempestades intensas. Além disso, afetou mais de 110 milhões de pessoas, causando o deslocamento de mais de seis milhões delas.


Fonte: pt.khanacademy.org

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês