O turismo rural aquece a economia do país e promove o desenvolvimento das regiões, pois permite maior fluxo de capital, além de gerar emprego e renda a inúmeras famílias rurais. Trata-se de uma atividade onde as pessoas buscam lazer no contato com a natureza, com o meio rural.
Andar a cavalo, visitar salas onde se ordenham vacas, fazer trilhas ecológicas, desfrutar dos quitutes regionais, tudo envolve o turismo no campo.
Considera-se como turismo rural toda atividade realizada no campo, diretamente relacionada à produção agropecuária, com o objetivo de agregar valor a produtos e serviços, além de resgatar os costumes regionais. Na verdade, o turismo rural engloba todas as atividades de lazer em ambiente não urbano, que envolve modalidades, como agroturismo, turismo ecológico, turismo de aventura e outras.
Infelizmente, no Brasil, ainda há muito a se investir em turismo rural, como já é feito em muitos países na Europa. Lá os empreendedores veem o turismo no campo como um promissor investimento. Aqui os investidores ainda são poucos, pois não percebem o potencial que as áreas rurais apresentam para os negócios. É preciso haver iniciativas públicas e privadas, para alavancar o turismo rural em nosso país.
Principais vantagens do turismo rural:
gera empregos;
inibe o êxodo rural;
valoriza as práticas rurais;
integra o campo com a cidade;
permite o intercâmbio cultural;
resgata a autoestima do homem do campo;
permite a diversificação da economia regional;
melhora a qualidade de vida das famílias rurais;
otimiza a infraestrutura de transporte e saneamento no meio rural.
Entretanto, a implantação do turismo rural deve ser bem-planejada, para evitar o aumento exorbitante de veículos no campo, a degradação do meio ambiente e a descaracterização dos costumes da região, entre outros problemas.
Fonte: Tecnologia e Treinamento