Erosão hídrica é um dos muitos fatores que prejudicam a produtividade das terras agrícolas, acabando por tornar as terras completamente inadequadas para a agricultura. Dependendo de suas causas e estágios, existem diferentes tipos de erosão hídrica.
Felizmente, a agricultura moderna oferece várias maneiras de ajudar os agricultores a monitorar as condições hídricas da terra. Estes incluem o rastreamento dos parâmetros de umidade e precipitação, o que permite aos agricultores detectar a ameaça de erosão hídrica e tomar as medidas necessárias em tempo hábil.
O Que é a Erosão Hídrica?
É a remoção da camada superior da terra pela água da irrigação, chuvas, neve, escorrimento e má gestão da irrigação. Em última análise, a água da chuva é a culpada mais frequente quando se trata deste assunto. A água corrente move as partículas orgânicas e inorgânicas ao longo da superfície da terra, depositando-as na paisagem inferior. O resultado, a longo prazo, será uma inundação. O material erodido pode formar nova camada ou ser movido para corpos de água próximos (lagos, riachos, etc.).
Quais são as causas principais da Erosão Hídrica?
Dependendo da causa, o esgotamento hídrico pode ser natural ou acelerado. O conceito da erosão hídrica natural está além do controle humano e não tem efeito significativo sobre a fertilidade do solo. É causado por chuvas, neve ou escorrimento, ou seja, por forças naturais. Cada tipo de solo tem sua própria taxa de destruição hídrica natural, dependendo das propriedades hídricas das terras agrícolas e do clima em que está localizado.
Pelo contrário, a erosão hídrica acelerada é consequência de práticas agrícolas insustentáveis. Ela ocorre quando há escolha errada do método de irrigação, da quantidade de água e do tempo de sua aplicação. Todos aspectos levam à erosão da camada fértil da terra.
Quais são os efeitos negativos da Erosão Hídrica?
Apesar da diversidade de manifestações, todos os tipos de erosão hídrica causam um conjunto comum de efeitos negativos, que são:
Impacto sobre a Flora
A remoção da camada superficial em resultado do processo rápido de erosão afetará inevitavelmente as plantas que crescem ali. A redução de nutrientes que foram lavados pelo excesso de água não permitirá que as culturas recebam a quantidade necessária de elementos necessários que diminuam seu desempenho.
Impacto sobre a fauna
O esgotamento da saúde da terra não passa despercebido também para os organismos vivos. A ausência da superfície superior leva à poluição hídrica devido ao escoamento de produtos químicos, que afeta negativamente os animais, peixes e algas na área. Eventualmente, isto leva a uma redução da população animal.
Inundações
A erosão grave da terra pela água pode ter um impacto negativo nos ecossistemas, causando inundações. O solo superficial lavado perde sua capacidade de absorver água, aumentando muito a probabilidade de inundação em áreas propensas a ela. Podem ser paisagens e solos de baixa altitude com capacidade limitada de drenagem. Eventualmente, fortes inundações podem levar à erosão de estradas e edifícios. É por isso que é muito importante notar mudanças negativas nas condições das terras agrícolas para evitar que a situação chegue a esse ponto.
Impacto sobre a qualidade da água
Além de afetar animais, plantas e terras agrícolas, a erosão do solo também diminui significativamente a qualidade da própria água. As partículas do solo erodido eventualmente chegam às fontes de água próximas, alterando o conteúdo químico da água e reduzindo seus níveis de oxigênio. Além disso, a água das terras agrícolas erodidas contém produtos químicos nocivos (devido à aplicação prévia de pesticidas), lavando-os em lagos, riachos e rios.
Fonte: www.eos.com