Cada vez mais, as pessoas buscam as áreas rurais para seus momentos de lazer. Isso porque, cada vez mais, os moradores urbanos sentem uma necessidade de reencontro com suas raízes, de conviver com a natureza e com a simplicidade da vida do interior. Essa procura tem sido bem maior nos últimos anos, no Brasil. O que favorece a prática do Turismo em áreas rurais.
O turista que se desloca para áreas rurais está interessado no conjunto constituído pela atividade produtiva, pela natureza e pelo modo de vida que diferem da paisagem e do ritmo urbano.” Isso nos mostra a importância de valorizar as culturas e tradições regionais, pois as pessoas estão sempre buscando alternativas diferentes. E o turismo rural tem ganhado destaque por trazer, exatamente, essa proposta; uma vez que os destinos de praia e sol encontram-se possíveis de saturação.
Segundo o Ministério do Turismo, o meio rural pode ser bem aproveitado para o turismo. Não só as propriedades, como também os atrativos e produtos existentes no campo podem ser uma opção para os turistas e uma oportunidade para os que nele vivem:
bebidas e alimentos in natura – cereais, peixes, frutas, legumes, verduras orgânicas - ou processados – vinho, doce, mel, aguardente, pão, embutidos;
artesanato e outros produtos associados ao turismo;
criação de animais;
atividades equestres e de pesca;
atividades de ecoturismo, esportes de aventura, caminhadas;
atividades pedagógicas no ambiente rural;
manifestação folclórica, música, dança, tradições religiosas;
gastronomia, saberes e fazeres locais;
atividades recreativas no meio rural;
visitação a fazendas, casas de cultura e ao patrimônio.
São alguns dos benefícios que a prática do Turismo em áreas rurais pode proporcionar: diversificação da economia regional, pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios; melhoria das condições de vida das famílias rurais; diminuição do êxodo rural; promoção de intercâmbio cultural; geração de novas oportunidades de trabalho; melhoria da infraestrutura de transportes, comunicação e saneamento; integração do campo com a cidade; valorização das práticas rurais, tanto sociais quanto de trabalho e o resgate da autoestima do campesino. Contudo, é preciso atentar, também, para as questões negativas de uma implantação mal-planejada, como a sobrecarga da estrutura rural por um número elevado de visitantes e veículos, problemas legais, degradação ambiental e descaracterização do meio e da própria atividade, ou seja, perda da particularidade local.
O Turismo é uma atividade que sofre mudanças e inovações constantes, mediante as novas exigências e a alta competitividade no mercado. E foi nesse sentido que surgiu o turismo rural, com uma proposta de melhorar os rendimentos de proprietários rurais e valorizar os modos de vida tradicionais, a ruralidade e o contato harmonioso com o ambiente natural.
Fonte: Portal Educação