Este movimento, cujo nome significa “viagem lenta” em português, pretende refletir e criar mudanças na maneira de viajar, dando mais importância à qualidade, ao bem-estar e às escolhas conscientes. O slow travel sugere que os turistas esqueçam a pressa na hora de viajar e foquem em viver o máximo possível - em vez de apenas ver e tirar fotos.

O contato com a natureza é um dos pilares do slow travel. E não faltam opções na região Noroeste de São Paulo. Muitas atrações ampliaram suas opções e, com a pandemia, oferecem serviços diferenciados aos turistas.

Aqui na região Noroeste de São Paulo há a possibilidade de se hospedar em estabelecimentos locais, com características típicas do interior, permitindo que o viajante conheça mais da cultura local e incentive a economia do lugar.

A sustentabilidade é outro pilar do slow travel, que preza por roteiros, hotéis e atividades que tenham um impacto mais positivo no mundo. Aqui na região Noroeste, pousadas, hotéis e atrações produzem refeições com vegetais produzidos organicamente por eles mesmos e os passeios podem ser feitos a pé, apreciando a paisagem e tendo contado direto com a natureza.

Quem viaja por aqui deve aproveitar para se revigorar: dormir bem, comer bem, respirar ar puro, descansar. Horários e prazos podem e devem ser esquecidos, de forma que a viagem seja ainda mais prazerosa.

Café da Colônia: Viagem em família

Há cerca de oito anos abria aqui na região Noroeste o Café da Colônia, na cidade de Uchoa, a cerca de 30 km de São José do Rio Preto, SP. Abriu com a proposta de servir café colonial aos domingos.

O Café da Colônia, em Uchoa, SP, é passeio indicado para quem tem crianças

Desde o início de 2021, o Café da Colônia oferece hospedagem em sua fazenda centenária e DayUse. Os dois serviços estão disponíveis apenas com agendamento e número limitado de pessoas – até 10 famílias.

Com turismo rural responsável e sustentável, o Café da Colônia oferece atendimento personalizado e tem atrações para toda a família. As crianças, aliás, adoram visitar o lugar, pois ficam perto da natureza e podem interagir com os diversos animais que vivem por lá.

Olhos D´Água: Refúgio na natureza

Em São José do Rio Preto, SP, o arquiteto Paulo Bispo criou o Olhos D´Água Recanto de Lazer. É um refúgio para quem deseja se desconectar do estresse do dia a dia e se conectar com a natureza.

Localizado na Estância Jóquei Clube, em Rio Preto, é um chalé feito com material de demolição, muito charmoso, que recebe casais ou famílias que desejam descansar em meio a natureza. Paulo aluga por final de semana ou temporada.

O piso térreo conta com sala de estar/TV, cozinha integrada e fogão à lenha. Seu mezanino dispõe de uma suíte, banheiro, sacada e closet. O sótão abriga 7 pessoas. A sua entrada é marcada por um caramanchão com trepadeiras. A varanda interligada ao solário permite atividades contemplativas. Ambos os espaços estão voltados para o lago, tratado como uma piscina natural.

Tem capacidade para hospedar até 10 pessoas.

SPA Ecológico Cachoeira do Miltão

Idealizado na década de 1980, por Milton Ferreira Caires, o SPA Ecológico Cachoeira do Miltão surgiu com o propósito de interação do homem com a natureza. “O Eco SPA tem o privilégio e a responsabilidade de se comprometer com a experiência que os hóspedes e visitantes desfrutam aqui. Para nós, produzir o contato com a natureza é criar o luxo do essencial”, explica Milton Caires, filho do idealizador do Eco Spa.

No local, o visitante ou hóspede tem contato com água, fauna e flora. São mais de 10 nascentes, mata nativa preservada e animais silvestres. “O empreendedor Milton Ferreira Caires viabilizou pioneiramente um projeto de turismo ecológico no noroeste paulista”, afirma Caires.

Localizado em Bálsamo, a cerca de 30 km de Rio Preto, oferece hospedagem e Day Use, das 9h30 às 17h, com almoço a la carte. “Temos um serviço personalizado de atendimento, sendo na hospedagem até 12 hóspedes e no day use até 26 visitantes. Oferecemos uma experiência sensorial em ambos os serviços com reserva e pagamento antecipado”, explica.

Franco Gourmet Bike Coffee

Com 80 anos de história, o Franco Gourmet Bike Coffee, em Guapiaçu (a 7km do centro), é uma propriedade rural familiar, que passou por uma renovação. Elaine Franco começou a pedalar e viu na sua propriedade uma oportunidade de negócio.

Hoje, além de ser ponto de apoio para ciclistas, oferece trilha autoguiada camping, trilha de 4km dentro da mata, hospedaria, área de eventos, day use, quiosques, churrasqueiras, pontos de fogueiras, banheiros com vestiários e chuveiros.

Além de estar perto da natureza, no Franco Gourmet o visitante pode experimentar lanches, milkshakes, cafés, sucos, sopas e muito mais.

Cabana Paulista

Bem pertinho do rio Grande, em Guaraci, a 76 quilômetros de Rio Preto, SP, uma antiga fazenda de criação gado e de produção de laranja foi transformada em um refúgio em meio à natureza. É o Cabana Paulista. Com uma ampla área verde, de lazer e seis chalés, o lugar atrai pessoas que desejam descansar.

A sede da fazenda, que tem mais de cem anos, é a residência dos proprietários do Cabana Paulista. São seis chalés disponíveis para alugar. Como não oferecem refeições, todos eles contam com cozinha completa:

Chalé do Elefante - Acomoda até 4 pessoas. Tem cozinha equipada e fica pertinho da piscina;
Chalé Primavera - Perto da piscina, tem lareira no dormitório e na varanda superior. Conta com cozinha equipada;
Chalé do Por do Sol - Era uma antiga casa de peão. Ideal para quem deseja admirar o por do sol. Acomoda até 5 pessoas. Tem cozinha completa e também fogão à lenha. E conta com ofurô privativo, para quem quiser aproveitar as noites de luar;
Chalé do Paiol - antigo local de armazenamento de milho, foi restaurado e hoje acomoda até 4 pessoas. Tem cozinha equipada, fogão à lenha e ofurô privativo;
Chalé Arreio - Local que antes abrigava ferramentas para lida de gado e cavalos. Acomoda até 4 pessoas e tem cozinha completa;
Chalé do Lago - O mais moderno e recente. Todo avarandado, conta com cozinha equipada e ofurô ao lado da matinha. Acomoda até 4 pessoas.

Eco Resort Foz do Marinheiro

Com 62 suítes, com terraço, frigobar, ar-condicionado, telefone e wi-fi, o Eco Resort Foz do Marinheiro, em Cardoso, a 124 km de São José do Rio Preto, SP, é mais uma opção bacana para casais e famílias que buscam maior contato com a natureza.

O resort está localizado às margens da represa da Água Vermelha e é rodeado por Mata Atlântica preservada. Neste mês de julho, está com programação especial gastronômica com caldos, sopas e fondues durante o Festival de Inverno.

Para quem procura espaço e diversão para toda família, as crianças encontram muita diversão no circuito radical kids, na pescaria esportiva no lago, no passeio de cavalo e de charrete, e se encantam com a fazendinha, onde podem ajudar na ordenha e colheita de ovos, além das atividades em que pais e filhos possam se integrar nas áreas de lazer no geral, como nas duas piscinas, quadra e campo de futebol.

O Eco Resort Foz do Marinheiro é um oásis de tranquilidade, um lugar para viver momentos inesquecíveis. O hotel é Pet Friendly, e além de todas essas comodidades, você e sua família podem praticar a pesca esportiva, realizar passeios de barco, bicicletas e andar nos mansos cavalos da fazenda.


Fonte: www.hi-mundim.com.br

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês