A virada do ano é um momento celebrado no mundo todo. No Brasil, em especial, é tradição recepcionar o ano novo com a queima de fogos. Além disso, faz parte do nosso costume, seguir à risca diversos tipos de simpatias para atrair sorte e fazer com que o ano novo seja muito melhor do que o ano que passou. Confira algumas delas e o seu significado.

Pular sete ondas

Pular sete ondas

Uma das mais populares no Brasil, a origem da tradição de pular sete ondas vem das culturas africanas. Para realizar a simpatia, a pessoa deve pular sete ondas e, a cada vez, fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

Oferendas a Iemanjá

Oferendas a Iemanjá

Iemanjá é considerada pelas religiões de matriz africana uma entidade protetora das águas. Por isso, nas cidades litorâneas, existe o costume de presenteá-la para pedir proteção e paz no ano seguinte. As oferendas costumam ser itens de beleza, como espelhos e colares, mas também é bastante popular o envio de rosas brancas como presente.

Comer lentilha

Comer lentilha

Alimento popular nas ceias de réveillon, acredita-se que o consumo de lentilha na virada do ano pode trazer sorte e boas energias. Porém, esse tradicional ritual possui algumas regras: a pessoa deve subir em um lugar alto (cadeira, mesa ou degrau da escada) e comer sete garfadas de lentilha.

Brindar com Champanhe

Brindar com Champanhe

Bebida sempre presente em jantares nobres, o champanhe lembra celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira.

Comer romã

Comer romã

As simpatias com semente de romã são realizadas para atrair prosperidade e fartura. Normalmente, o ritual acontece da seguinte maneira: se deve comer apenas a polpa do romã, que envolve as sementes, mas não mastigar as sementes nem engoli-las. Após isso, você deve guardar sete sementes embrulhadas em um papel até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando deve colocá-las na carteira para atrair dinheiro.

Usar roupas brancas

Usar roupas brancas

Na cultura ocidental o branco simboliza a paz e é uma cor bastante utilizada em rituais que envolvem momentos de transição e espiritualidade. No Brasil, o hábito de usar roupas brancas foi difundido por praticantes do Candomblé e é uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte.


Fonte: Brasil de Fato

Abrangência

 Araraquara
 Bady Bassitt
 Borborema
 Catanduva
 Ibira
 Ipiguá
 Lins
 Mirassol
 Nova Itapirema
 Paraíso
 Poloni
 Potirendaba
 Sabino
 Tabapuã
 Tanabi
 Uchoa
 Urupês