Vai viajar com drone? Saiba um pouco mais sobre a regulamentação de cada país e algumas dicas gerais para evitar problemas.
O uso de drones por viajantes se tornou, cada vez mais, muito comum. É um equipamento poderoso para capturar imagens muito amplas, em ângulos, antes inimagináveis.
Mas atenção! Não é só chegar no lugar e decolar o drone, principalmente em outros países. É fundamental conhecer a legislação do país que vai viajar, sendo que em certos casos, é melhor não levar. Você pode ter seu drone apreendido ainda no aeroporto.
Viajar com Drone para outros países
Cada país tem sua própria regulamentação. Alguns proíbem a entrada no país com o equipamento, como Egito e Cuba, por exemplo. Outros exigem registros burocráticos e algumas regras para voar, como a França. Outros exigem uma autorização antes do voo, como o Panamá. Alguns não exigem nada e outros não possuem regulamentação alguma, como a Bolívia.
Em geral, os países que permitem tem regras bem parecidas, que são as mesmas ou similares com as do Brasil. As principais regras, são:
Não voar a menos de 5 km de distância de aeroportos e áreas militares.
Não voar acima de 120 m de altura.
Não voar acima de aglomerações de pessoas.
Voar somente na distância onde o drone esteja visível a olho nu.
Respeitar a privacidade das pessoas (por exemplo, não filmar apartamentos, onde as pessoas possam ser vistas).
É claro que estas regras tem variações de um país para outro, mas no geral são bem parecidas.
Como falamos, alguns países tem regras bem severas para o uso irregular de drones. Quebrar estas regras pode resultar em vários problemas, como ter o drone confiscado, multas salgadas e até prisão.
Mas como saber as regras do país que você pretende viajar com drone?
Essa é uma pergunta que muita gente faz e para facilitar o blogueiro Anil Polat criou um mapa Mundi com as leis de cada país.
Clicando no ícone de cada país você pode conferir as regras oficiais. O mapa registra as leis do órgão governamental apropriado de cada país e é atualizado com frequência.
Além das normas há links para os sites e formulários de registro para pedir permissão para voar em cada país. No caso dos EUA, como as leis variam de um estado para outro, há também leis estaduais separadas.
O mapa se divide em 4 categorias codificadas por cores:
Verde – O uso de drones é geralmente permitido.
Amarelo – O uso do drone é limitado ou pode exigir registros burocráticos.
Vermelho – O uso de drones é proibido ou possui restrições rigorosas.
Cinza – Não há leis estabelecidas e aplicáveis para drones (UAV).
Outro site que possui um mapa com as leis de drone por país é o Drone Regulations. Basta clicar no país desejado que abre a página com as informações.
Como transportar o drone no avião
A ANAC não tem regras específicas sobre o transporte de drones em aviões. Porém as companhias aéreas tem suas próprias regras, principalmente para as baterias de Lítio.
O ideal é consultar minuciosamente as regras de bagagem perigosa no site da companhia aérea que vai viajar.
Fonte: www.viagensecaminhos.com